"Tu só, tu, puro Amor, com força crua,
Que os corações humanos tanto obriga,
Deste causa à molesta morte sua,
Como se fora pérfida inimiga.
Se dizem, fero Amor, que a sede tua
Nem com lágrimas tristes se mitiga,
É porque queres, áspero e tirano,
Tuas aras banhar em sangue humano."

Os Lusíadas, Luís de Camões
_____________________________________________

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Outras Histórias famosas de amores infelizes

por: Ana Isabel Lopes

Romeu e Julieta:

Se o amor tem a força de superar todas as adversidades, este, só por existir, tornou-se na maior exaltação deste sentimento que alguma vez foi conhecida. Famoso em todo o mundo, o romance de Romeu e Julieta ainda hoje inspira corações apaixonados pelo esplendor com que a sua história nos envolve. Escrito por William Shakespeare, esta é uma narrativa que expõe o amor de dois adolescentes cujas famílias se odiavam e que, na esperança de serem felizes para sempre, ultrapassaram todas as infelicidades e obstáculos lutando até que o destino se interpusesse no seu caminho. Emocionante até ao último momento, Romeu e Julieta é uma história de amor infeliz que, apesar de ter acabado em tragédia, para sempre viverá na nossa memória como um amor dramático, intemporal e inolvidável.



O filme Romeu e Julieta, inspirado na obra de William Shakespeare, é uma representação contemporânea da trágica história de amor que conta com a participação de Leonardo DiCaprio no papel de Romeu e Claire Danes no de Julieta. Originário dos Estados Unidos, este filme de 1996 não foi o primeiro filme baseado na obra de Shakespeare; em 1968 foi rodado um outro filme com o mesmo título que retratava o amor entre os eternamente apaixonados adolescentes da cidade de Verona.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais um exemplo do amor impossível que, à semelhança de Pedro e Inês, é trágico.
Morrer por amor é a maior das provas de bem-querer.
Eis dois exemplos de amor intemporal que resistem até às barreiras da morte.

Anônimo disse...

"aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós..." (Amado Nervo)...

Anônimo disse...

Eu adoro esse filme. Faz-me ver como o amor, no verdadeiro sentido da palavra, existe. Podia passar horas a ver e rever o Romeu e Julieta. E sei que chorar de todas as vezes que visse o filme (ahahah!).

Mónica Barbosa